sábado, 31 de maio de 2014

Site Yahoo cita 10 lugares para passar frio, coloca Gravatá na lista e não indica Garanhuns

Eu estava navegando pela internet e de repente me deparei com uma matéria no site Yahoo que indicava 10 lugares para passar o frio. 
 
No site, é citada a cidade de Gravatá, mas eles não falam em Garanhuns de jeito nenhum. E ainda por cima colocam Gravatá como a "Suíça Nordestina".
 
É preciso que os nossos políticos façam algo, pois estamos perdendo cada vez mais espaço para Gravatá.
 
Abaixo, na íntegra a reportagem que saiu no Yahoo.

O inverno está cada vez mais próximo, e para os amantes de viagens e aventuras, nada tão bom como pegar a estrada para conhecer novos lugares. Separamos uma lista com dez cidades brasileiras que você não pode deixar de conhecer, principalmente nas épocas frias do mês de julho.
Paranapiacaba - São Paulo
Melhores datas: 13 a 21 de julho
O lugar é uma ótima opção para os pais que viajarão com crianças. No local, há a possibilidade de turismo pedagógico. Situada no município de Santo André é conhecida como Vila Ferroviária de Paranapiacaba. E para quem está à procura de algo mais calmo, pode ser feito um passeio de trem e terminar a visita no Museu Ferroviário. Mas, esse distrito de Santo André, também, é formidável para quem gosta de aventura. Em julho de 2014, acontecerão trilhas durante todo o mês. Algumas delas são: Trilha da Cachoeira da Fumaça , nos dias 13 e 14; e Trilha do Lago de Cristal (Cachoeira das Garças) nos dias 20 e 21.
Santo Antônio do Pinhal - São Paulo 
Melhores datas: segunda quinzena de julho
Santo Antônio do Pinhal é um município do estado de São Paulo. Para quem gosta do clima interiorano é uma ótima opção de passeio. Conta com uma interessante Rota da Roça. Com aproximadamente quatro horas de duração, é possível conhecer os produtores locais e levar para casa um pouquinho dos sabores caseiros direto dos produtores. Também é possível realizar pescarias, seja no Pesqueiro Arco-Íris ou Pesqueiro Sítio do Matão.

Gravatá - Pernambuco 
Melhores datas: segunda quinzena de julho
A cidade pernambucana também encanta no inverno. É conhecida como "Suíça nordestina", o clima lá gira em torno de 22 a 10 graus no inverno. Muitas pessoas praticam cavalgadas. A vista da cidade é algo deslumbrante. Para quem não quer ficar parado e fora do agito das cidades, pode contar com animados bailes de forró.

Penedo - Rio de Janeiro 
Melhores datas: segunda quinzena de julho
Penedo foi uma colônia finlandesa no Rio de Janeiro. Há um museu chamado "Casa do Papai Noel", nele é possível voltar a ser criança ao ver o encantador mundo do bom velinho. O grupo típico "Penedon Parhaat" realiza danças típicas da Finlândia e ensino aos espectadores alguns passos também. Existem trilhas e excursões para o Parque Nacional de Itatiaia. Uma boa pedida para quem gosta de aventura.
Gramado - Rio Grande do Sul 
Melhores datas: segunda quinzena de julho
Gramado é um lugar que qualquer amante de viagens e inverno não pode perder. Entre tantos pontos turísticos, vale ressaltar a primeira fábrica de chocolate artesanal brasileira: Chocolates Prawer. Com sabor inconfundível, o turista pode visitá-la de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 16:15h. A entrada é gratuita. Se você ama esportes radicais, principalmente os praticados na neve e gelo, não pode perder a Snowland. Nesse local, é possível praticar snowboard, patinação no gelo, esqui, entre várias outras atividades.
Poços de Caldas - Minas Gerais 
Melhores datas: segunda quinzena de julho
As águas termais são um dos maiores atrativos da cidade. O clima é bastante frio, mas as fontes naturais são uma ótima opção para obter uma temperatura mais amena. O local é um dos mais escolhidos por casais, devido às belas pousadas e opções gastronômicas da região.
Monte Verde - Minas Gerais 
Melhores datas: segunda quinzena de julho
Localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, a cidade é conhecida por parecer uma vila europeia. Um dos grandes atrativos é a área de camping. Para quem gosta de estar em contato com a natureza está é uma ótima opção de viagem.
Campos do Jordão - São Paulo 
Melhores datas: segunda quinzena de julho
Campos do Jordão é uma das principais cidades turísticas do Brasil. E, entre tantos atrativos da cidade, podemos destacar as belas cachoeiras. Mais precisamente na Serra da Mantiqueira, é possível desbravar as belezas hídricas naturais da região. Ainda, pode-se fazer o cachoeirismo, um esporte novo, que consiste em descer as correntezas da localidade. No mês de julho de 2014, há o Festival de Inverno de Campos do Jordão, vale a pena conferir quem gosta de boa música e gastronomia.
Ouro Preto - Minas Gerais 
Melhores datas: entre 08 e 27 de julho
Entre os dias 08 e 27 de julho acontece o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. Em Ouro Preto, você pode vestir-se como um monarca do século XVIII e utilizar a cidade como plano de fundo. No inverno, o Fórum das Artes é um dos maiores atrativos. Para quem gosta de cinema, artes visuais e artes plásticas, é uma ótima forma de conhecer novos artistas brasileiros e estrangeiros. Se quiser, ainda pode ir à cidade vizinha, Mariana, para aproveitar ainda mais o festival.
Mariana - Minas Gerais
Melhores datas: entre 08 e 27 de julho
Já que citamos Mariana, a cidade também é uma excelente opção para visitar durante o inverno. A arquitetura é o que chama mais atenção. Típico barroco mineiro, prevalecendo as produções do século XVII e XVIII, é visitada por muitos turistas estrangeiros. Sempre dizem que em nenhum outro lugar no mundo há a arte barroca semelhante à de Minas Gerais.
 
DO BLOG DO ARISTON BRITO.
 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mototaxistas de Garanhuns assinaram contratos de permissão

   A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) realizou, na tarde de ontem (27), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a solenidade de assinatura dos contratos de permissão de 196 mototaxistas que circulam no município, emplacados no ano passado. Na ocasião, os profissionais também puderam acompanhar uma palestra sobre prevenção de acidentes no trânsito.

Logo após a assinatura de presença, os presentes ouviram uma explanação da pedagoga e gerente de Educação para o Trânsito, Aurinere Monteiro, sobre as ações da campanha Maio Amarelo. “Este ano foi especial para todos nós que fazemos a autarquia e, principalmente, para vocês, um dos nossos públicos-alvo na mobilização. Cuidar do trânsito necessita, inicialmente, de orientar as pessoas, afinal, são elas que fazem o trânsito. Esperamos contar com vocês e que o aprendizado nas ações seja repassado, sempre”, disse.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto, aproveitou a ocasião para parabenizar a categoria pelo interesse de se regularizar e pediu a colaboração de todos na fiscalização. “Sei que essa luta de vocês é antiga. Assinar, hoje, essa permissão é uma vitória, e eu não tenho dúvidas disso. Esse é mais um compromisso cumprido em prol de um direito de vocês mesmos. Vamos seguir em frente, buscando melhorias na condição de trabalho e fiscalizem também. Junto de nossa autarquia poderemos fazer um trabalho melhor, integrado”, destacou o gestor.

Em breve, um novo edital para o preenchimento de vagas de mototáxi será aberto e que a fiscalização do cumprimento da legislação também deverá ficar mais intensa. 

SECOM GUS.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Estudantes têm até esta quarta para pagar taxa de inscrição no Enem

     Os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até amanhã (28) para pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento da taxa confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil e também nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.
 
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

No último sábado (24), o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, disse.

Para se preparar para o exame, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de perguntas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
 
Infografia_Enem


Agência Brasil

Cerca de 15 mil homens devem fazer a segurança em Brasília durante a Copa

    Cerca de 15 mil agentes das forças de segurança pública e das Forças Armadas estão mobilizados desde a última sexta-feira (23) para a Operação Copa no Distrito Federal (DF), que vai até o dia 18 de julho, cinco dias após a final do torneio, no dia 13. O plano operacional de segurança tem como foco a área central de Brasília e a Fifa Fan Fest, no Taguaparque, em Taguatinga - a cerca de 25 quilômetros da área central da capital.
A Polícia Militar faz demonstração de equipamentos de tecnologia da informação voltados à segurança que serão usados na Copa do Mundo (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
A Polícia Militar faz demonstração de equipamentos de tecnologia da informação voltados à segurança da Copa do MundoFábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil
São 10.954 homens das forças federais e do Distrito Federal: 10.175 das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros e agentes do Detran e 779 servidores do governo federal, sendo 410 agentes da Polícia Federal, 300 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 45 da Força Nacional de Segurança Pública. Além deles, 4 mil homens das Forças Armadas vão trabalhar em Brasília.

“Os homens da Força Nacional estarão no DF como força de contingência, mas não vamos empregar num primeiro momento. Nossas forças de segurança são mais do que capazes e suficientes para atuar. Estamos trabalhando no estádio [Mané Garrincha] desde a Copa das Confederações. Tivemos vários eventos, como shows e jogos, e testes de terrorismo e contraterrorismo”, disse o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Oliveira.

Segundo ele, o policiamento do DF vai trabalhar com a capacidade operacional máxima, com o efetivo todo na rua: não há férias, licença ou abono durante o período do Mundial. O policiamento será reforçado em lugares considerados estratégicos, como o aeroporto, a Rodoviária do Plano Piloto, o setor hoteleiro e pontos turísticos.

De acordo com o secretário, o perímetro de segurança ao redor do estádio vai da Avenida N1, após a alça da rodoviária, até a altura do Palácio do Buriti, sede do governo distrital. Durante os dias de jogos, as vias serão fechadas seis horas antes das partidas e liberadas três horas depois. A segurança no entorno do Mané Garrincha será feita por 447 policiais militares, 250 bombeiros, 66 policiais civis e 126 policiais federais.
A Polícia Militar faz demonstração de equipamentos de tecnologia da informação voltados à segurança que serão usados na Copa do Mundo (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
A Polícia Militar faz demonstração de equipamentos de tecnologia da informação voltados à segurança da Copa do MundoFábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil
O secretário informou que as áreas centrais de Brasília serão monitoradas por 200 câmeras de vídeo. Também haverá monitoramento em Taguatinga, onde será realizada a Fan Fest.
Para reforçar o plano operacional, começou a funcionar na sexta-feira (23) o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que coordena as ações durante o Mundial. Para isso, foram instalados 55 telões de 55 polegadas cada um, conectados às câmeras de monitoramento instaladas em Brasília e nas regiões administrativas do DF. O investimento no centro integrado soma R$ 160 milhões.

Sobre as manifestações, o secretário disse que os policiais estão capacitados para coibir protestos violentos. “Brasília, por ser o centro político, recebe as demandas de todos os brasileiros. Temos de três a quatro manifestações por dia. Fazemos treinamento constante e estamos preparados. É dever das forças de segurança não permitir que essas manifestações se tornem violentas.”

Agência Brasil.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mototaxistas que receberam placas vermelhas em 2013 deverão assinar contratos de permissão‏

    A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa que os 196 mototaxistas selecionados por meio de chamada pública, e emplacados no ano passado, devem comparecer no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na próxima terça-feira (27), às 16h, para a assinatura dos contratos de permissão. De acordo com a presidente da autarquia, Ana Maria Campelo Rossini, todos devem estar presentes pois o contrato de permissão é indispensável para a renovação do alvará. Na ocasião, os motoristas também poderão participar de uma palestra sobre prevenção de acidentes de motos, ministrada pelo Corpo de Bombeiros – incluída na programação da campanha “Maio Amarelo”.

 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Polêmica licença maternidade. Prefeitura de Garanhuns emite nota oficial.

       A licença maternidade é um direito da servidora pública municipal previsto no inciso XVIII, do art. 7º da Constituição Federal, com duração de 120 dias. Este direito é custeado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Garanhuns, nos termos determinados pelo artigo 17 da Lei 2.996/2000, com redação dada pela Lei Municipal n° 3791/2011, sendo o IPSG obrigado a somente conceder os benefícios de acordo com aqueles concedidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, conforme estabelece o art. 5º da Lei Federal n° 9.717/98 e art. 71 da Lei n° 8.213/91.

A Lei Municipal n° 3891/2013, confeccionada na atual gestão, mais precisamente no seu art. 41, estabeleceu que a licença-maternidade é de 180 dias consecutivos, aumentando em 60 dias esse benefício para as servidoras municipais gestantes, uma vez que até 09 de abril de 2013, o direito à licença-maternidade era apenas de 120 dias, portanto, o atual governo aumentou esse benefício em favor das mulheres.

No entanto, após a entrada em vigor da Lei Municipal n° 3891/2013, que concedeu a licença maternidade em 180 dias, o Município de Garanhuns foi notificado pelo Ministério da Previdência, através da Notificação de Irregularidade n° 16/2013, apontando irregularidade no critério e regra de concessão, cálculo e reajustamento do benefício da licença maternidade, que está sendo concedida em quantitativo maior do que aquele estabelecido pelo INSS, que é de 120 dias.

Nesta notificação o MPS deu o prazo de 180 dias para o Município modificar as suas normativas igualando o benefício de licença maternidade ao previsto no art. 71 da Lei Federal n° 8.213/91, sob condições de sofrer penalidades, sendo considerando irregular perante o MPS, não tendo o direito

de receber o Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP, o que poderia trazer grandes prejuízos para a municipalidade, que fica impedida de receber recursos federais se não estiver regular e de posse do referido certificado.

Cumprindo as determinações do Ministério da Previdência, que tem poderes de fiscalização e determinação, o Município de Garanhuns foi obrigado a enviar para Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que originou a Lei n° 3977/2014, voltando a licença maternidade  ao quantitativo de 120 dias consecutivos, como era previsto antes da Lei n° 3891/2013, sancionada em 09/04/2013, portanto, o atual governo visando o bem estar das suas servidoras gestantes, tentou melhorar o benefício, mas foi impedido pelo Ministério da Previdência por conta das determinações contidas nas Leis 8.213/91 e 9.717/98.

IMPORTANTE! - O Ministério da Previdência Social, nos termos determinados pela Lei n° 9717/98, é a instituição competente para intervir e fiscalizar o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns, inclusive analisando, aprovando ou reprovando as normas previdenciárias confeccionadas pelo Município.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ASSAÍ INAUGURA LOJA DE GARANHUNS DIA 30

 
   O Blog de Anchieta Barros informa que o Grupo Pão de Açúcar/Assaí inaugura na sexta-feira, dia 30, a super loja de atacados e varejo de Garanhuns. É uma empresa forte, com unidades espalhadas por todo o Brasil e que vai gerar no município, desde o primeiro momento, perto de 400 empregos diretos.

O prédio da loja Assaí em Garanhuns está localizado na Avenida Prefeito Luiz Souto Dourado, às margens da PE 177, no sentido da cidade de São João.  O investimento no empreendimento é da ordem de R$ 20 milhões.

“Agora a data é oficial, é só esperar o grande dia da inauguração para conhecermos o espaço de 6 mil metros quadrados de compras”, registrou Anchieta no seu espaço da internet.

Blog do Roberto Almeida.

Matadouro Municipal de Garanhuns é reformado e passa a atender municípios do Agreste Meridional‏


     O Matadouro Municipal de Garanhuns, vem passando, desde o mês de outubro de 2013, por reformas em sua infraestrutura. O prédio já recebeu novos equipamentos e se adequou às legislações ambientais e sanitárias. Devido ao fechamento de outros matadouros em cidades circunvizinhas, o estabelecimento passou a funcionar de maneira regional, chegando a atender, atualmente, cerca de oito municípios do Agreste Meridional.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho, assim como a grande parte dos municípios brasileiros, o matadouro local estava funcionando com dificuldades por nunca ter recebido uma grande reforma desde a sua construção. “Esse problema está presente em diversos lugares e em regiões diferentes. As prefeituras responsáveis, em sua maioria, não possuem recursos para manter adequadamente esses espaços. Saímos na frente em diversos aspectos com essa reforma”, comenta.

Para viabilizar melhorias no serviço executado durante e após o abate de animais, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou um processo de licitação – Processo Licitatório nº 23/2014 e Concorrência Pública nº 003/2014) para a concessão administrativa do matadouro. Com a reforma, o matadouro está se adequando, também, à qualificação de pessoal, transporte de mercadorias e o tratamento dos resíduos.

Atualmente, além de Garanhuns, partes dos municípios de São João, Lajedo, Jupi, Jucati e os municípios de Brejão e Correntes abatem bovinos no local. A expectativa é de que, em aproximadamente 30 dias, suínos também passem a ser abatidos.

 SECOM GUS

terça-feira, 20 de maio de 2014

Convocatória para o FIG 2014 segue aberta até esta quarta.


      A convocatória para selecionar propostas de artistas e grupos culturais para compor a grade de programação da 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) se encerra nesta quarta-feira (21). Os interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua 13 de Maio, S/N, centro da cidade, das 8h às 14h – prédio dos antigos cartórios.  

Serão aceitas inscrições na área de formação cultural e nos seguintes segmentos: artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro. As propostas deverão ser apresentadas em envelopes individuais, fechados e externamente identificados, contendo formulário de inscrição do segmento artístico-cultural ou de formação cultural (anexos I e II disponíveis pelo link http://www.garanhuns.pe.gov.br/pmg/index.php/convocatoria-garanhuns-fig-2014).

A divulgação das propostas habilitadas será feita até o dia 30 de maio, e a divulgação dos selecionados, após negociação, será publicada até o dia 06 de junho, site do Governo Municipal. O edital convocatório foi disponibilizado na edição da última terça-feira (13), no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e pode ser acessado através do endereço www.diariomunicipal.com.br/amupe, bem como pelo link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/pmg/index.php/convocatoria-garanhuns-fig-2014.


SECOM GUS

Saiu a programação do São João de Arcoverde.


Policiais Militares de Pernambuco não vão aderir à paralisação nacional prevista para quarta

Foto: Michele Souza/JC Imagem

 A deputada Terezinha Nunes (PSDB) participou de reunião com o comissão dos policiais militares que estiveram à frente da greve da categoria para ajustar pontos que foram acordados com governo do Estado para por fim ao movimento paredista.
 
No encontro, que aconteceu hoje (19) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, os policiais garantiram que não vão aderir à paralisação nacional das PMs que está marcada para a próxima quarta-feira. 

 Segundo Terezinha a decisão trouxe alívio para a população pernambucana que sofreu com as consequências da recente greve dos policiais militares.

“ A sociedade não merece passar por outra onda de saques, violência e insegurança “, defendeu.
 
Os deputados Daniel Coelho (PSDB), Sérgio leite (PT), Alberto Feitosa (PSB), Odacir Amorim (PT) e Augusto César (PTB) também participaram da reunião.

As polícias Federal, Rodoviária Federal e policiais civis de 14 Estados, entre eles São Paulo e Rio, prometem parar na quarta-feira (21).
 
O ato nacional reivindica uma reformulação na política de segurança pública para o Brasil. Outras policiais civis devem aderir ao movimento. Até esta terça, 20, policiais de mais cinco Estados e do Distrito Federal se reúnem em assembleia para definir a participação no movimento.
 
O movimento de paralisação, por 24 horas, é organizado pela Cobrapol e pela Fenapef (Federação Nacional de Policiais Federais) e pela Fenaprf (Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais).

Do NE10.

Governo João Lyra promete punição dos saqueadores

unnamed

O governador João Lyra Neto recebeu, na tarde desta segunda-feira (19/05), o 
procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), Josias Albuquerque.
Eles entregaram ao chefe do Executivo estadual imagens dos saques realizados nas cidades de Abreu e Lima e Paulista, durante a greve da Polícia Militar, ocorrida na semana passada, como forma de contribuir com as investigações.

Através do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o Governo do Estado garantiu que fará cumprir a lei.

“Nós temos por dever de ofício que instaurar inquérito policial para apurar eventuais condutas criminais de quem participou dos saques ou liderou o movimento. Igualmente, estamos tomando medidas do ponto de vista disciplinar, instaurando sindicância”, garantiu o secretário. Alessandro Carvalho também destacou a continuidade dos esforços do Governo do Estado no restabelecimento da segurança em Pernambuco com o apoio da Força Nacional e Exército, que permanecem no Estado até o dia 29 deste mês.

Aguinaldo Fenelon garantiu o apoio e parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na elucidação dos crimes.

“Todos os inquéritos que chegarem nas procuradorias terão um tratamento diferenciado. O mais rápido possível vamos denunciar todos os envolvidos. Mesmo os que entregarem (produtos saqueados) serão denunciados. O Ministério Público não aceita saqueadores. Vamos dar uma resposta à sociedade pernambucana”, afirmou o procurador-geral, que também incentivou a devolução dos produtos pela população sob a condição de atenuação a pena.
Por sua vez, Josias Albuquerque informou que a Fecomércio está fazendo um levantamento técnico junto com as empresas para consolidar os prejuízos.

“Cada empresa terá que fazer um boletim de ocorrência comprovando os prejuízos que sofreram, apresentando os seus estoques com documentos. É evidente que vamos à Justiça, mas através de provas concretas”, salientou. O presidente da Fecomércio também solicitou ao governador João Lyra Neto intervenção junto aos bancos oficiais a fim de garantir uma linha de crédito especial para os comerciantes, bem como a possibilidade de restituição dos impostos pagos antecipadamente pelos comerciantes.

DO NE10.

sábado, 17 de maio de 2014

Moradores devolvem na delegacia itens saqueados em Abreu e Lima


Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

     Muitos itens furtados durante a greve da Polícia Militar (PM) continuam a chegar na Delegacia de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A polícia, no entanto, ainda não tem um dado preciso informando quantos produtos foram devolvidos ou recuperados. TVs, ventiladores, ar-condicionados, geladeiras, fogões e até carrinhos de supermercados são levados até a delegacia.


As pessoas que entregam os produtos não são presas. Elas fornecem seus dados para responder procedimento, pois estavam com material roubado. A maioria delas alega que comprou os itens de outra pessoa, caracterizando receptação. Aqueles que são pegos em flagrante, através de denúncias, vão presos, levados para o Cotel, por flagrante de furto. Em frente a delegacia, mais de 100 pessoas acompanham a chegada dos itens furtados.
Veja vídeo da apreensão feita pela Polícia na casa de um dos saqueadores:

CAVALEIRO - Na manhã desta sexta-feira (16), a Delegacia de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, recebeu diversas denúncias e foi as casas dos saqueadores para apreender os produtos.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Governo não apoiará projeto que aumenta pena para crimes cometidos em atos

Governo federal não vai mais apoiar nenhum dos projetos em tramitação no Congresso que aumentem as penas para crimes cometidos durante manifestações. A informação foi dada hoje (15) pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
 
“Essa é a nossa posição, nós vamos caminhar nessa perspectiva e temos confiança de que sairemos bem lá no final”, disse Carvalho, que esclareceu que a posição do governo mudou após discussões internas e de consultas à sociedade.

Segundo Carvalho, a presidenta Dilma Rousseff decidiu recuar da ideia após consultar as diversas áreas do governo. “A [presidenta] Dilma, ouvindo a sociedade, como é de bom tom em qualquer governo democrático, e ouvindo o governo, as suas áreas, chegou à conclusão de que não era o caso de nós fazermos uma nova lei em relação à questão das manifestações”, esclareceu.
 
“É um gesto em que a presidenta estende a mão para a sociedade no sentido de confiar que já há a maturidade, há condições de nós realizarmos as manifestações sem a ocorrência efetivamente da violência”, complementou.

O anúncio ocorre um mês depois do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ter se reunido com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para tratar do tema. Na ocasião, Cardozo apresentou os pontos considerados chave pelo Palácio do Planalto e manifestou concordância com o projeto de lei (PLS 508/13) relatado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT).

De acordo com Carvalho, entretanto, Cardozo não teria manifestado apoio a nenhuma iniciativa. “O próprio ministro Cardozo deixou claro ao Congresso que não havia nenhum compromisso de governo com os projetos que estão tramitando no Senado. Ele foi explícito. Ele deixou claro que não havia apoio a nenhum dos projetos”, afirmou.

Porém, no início do ano, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou a anunciar que o governo encaminharia, ao Congresso Nacional, um projeto de lei para combater o vandalismo em manifestações e que pediria regime de urgência. O objetivo era fazer com que as regras já valessem para os jogos da Copa do Mundo, que começam no dia 12 de junho.

A mudança de posição do governo ocorreu diante da reação de movimentos sociais. No âmbito do governo, a proposta não era consensual. Em abril, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, posicionou-se contrário ao endurecimento das penas por atos violentos praticados em manifestações.

Saúde suspende recursos de 22 municípios por falta de dados sobre mortalidade

   Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (16) no Diário Oficial da União  suspende a transferência de recursos financeiros de 22 municípios que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade.

São eles: Laranjal do Jari (AP), Pilar (AL), Careiro (AM), Maués (AM), Camacan (BA), Ipirá (BA), Maragogipe (BA), Planaltina (GO), Almenara (MG), Brasília de Minas (MG), Caeté (MG), Igarapé (MG), Machado (MG), Pontes e Lacerda (MT), Augusto Corrêa (PA), Rurópolis (PA), São Fidélis (RJ), Apodi (RN), Eldorado do Sul (RS), Porto União (SC), Guariba (SP) e Socorro (SP).

De acordo com o texto, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para municípios que constam como irregulares em monitoramento realizado em abril de 2014.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Atenção !! Parte da São Miguel na Boa Vista será interditada.

     A Secretaria de Serviços Públicos e Obras realiza, a partir desta quinta, obras de drenagem na Rua São Miguel, no bairro Boa Vista, (conhecida como a Rua do Corrente). O trecho correspondente aos números 642 e 970 será interditado por um período de 15 dias para a troca de tubulações no local. 

De acordo com a AMSTT, a alternativa para os motoristas que trafegam na direção Subúrbio/Centro é seguir pela Avenida Sul e em seguida pegar a São Miguel, depois da Sorveteria Doce Mel. Já quem vem do Centro /Subúrbio deve trafegar pela Rua José Leitão e seguir pela Rua Júlia Brasileiro ou Rua das Tabocas. 

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras explica que a ação visa evitar que as águas das chuvas deixem a estrutura das ruas danificadas aprimorando assim, as condições de mobilidade urbana da população.

SECOM GUS.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Programação completa do mostra Garanhuns que acontece este fim de semana no Parque Euclides Dourado. Atenção amantes do futebol.


MOSTRA GARANHUNS 2014 - CINEMA E FUTEBOL. 


16/05/2014Curta: O Travesseiro e o Escorpião - Dir: Henrique Carvalhaes - Ficção
A insistência de Lucas para que sua namorada Amanda o ajude a reproduzir a “defesa do escorpião” com o travesseiro dela, abre margem para alguns acasos que podem conturbar a relação do casal.

Longa: Um time Show Bola - Dir: Juan José Campanella - Ficção
Amadeo vive em uma pequena cidade, onde trabalha em um bar. Ele é um dos melhores jogadores de pebolim da região e está apaixonado por Laura. Sua rotina desmorona quando Grosso, um jovem da cidade que se transformou no melhor jogador de futebol do mundo, volta disposto a se vingar da única derrota que sofreu em sua vida. Mas Amadeo descobre algo mágico: os jogadores de seu querido jogo falam, e muito! Juntos, eles embarcarão em uma viagem repleta de aventuras para salvar Laura e sua cidade.
17/05/2014
Curta: A promessa de Gerônimo - Dir: Luiz Menegaz - Ficção
Rio de Janeiro, final da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina. Leandro espera Bruno para ir ao Maracanã assistir ao jogo. Duas horas depois do combinado, quando o hino do Brasil já está sendo executado no estádio, eis que surge Bruno sem maiores explicações para o seu atraso. Os dois seguem em alta velocidade em direção ao Maracanã.  

No momento do apito inicial da partida, o carro quebra. As ruas estão totalmente desertas.  Enquanto ouvem a transmissão do jogo no rádio do carro, que ainda funciona, os dois tentam resolver a situação. Depois de algumas tentativas frustradas, quando tudo parecia perdido, surge no horizonte a única resposta: uma moto pilotada por Diego, um argentino totalmente uniformizado com as roupas da sua seleção e carregando um enorme urso de pelúcia. Depois de muita conversa, Diego finalmente concorda em levar um deles ao Maracanã. Só que tem uma condição: eles tem que dar um dos ingressos para ele. E agora? Como Bruno e Leandro decidirão qual dos dois irá ao jogo do século?

Longa: Pelada: Futebol na Favela - Dir: Alex Miranda - Documentário
Pelada: Futebol de Favela é um documentário sobre o sonho do futebol, embalado por uma fantástica trilha sonora e participação de grandes craques. O filme retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e todo o universo que envolve o cotidiano das peladas. O filme também conta com depoimentos marcantes de campeões que vieram das comunidades, descobriram seus talentos nas peladas e conquistaram o mundo. Um mundo rico de desafio e superação envolvido pela ginga do samba, a batida do funk e a identidade do rap. Imagens impactantes das jogadas nas favelas em um filme único.
18/05/2014
Curta: Bola na Cabeça - Dir: Wilson Freire - Ficção
Desde criança tinha o sonho de ser jogador de futebol.
Ele cresceu e nunca tirou a bola da cabeça.

Longa: Linha de Passe - Dir: Walter Salles e Daniela Thomas - Ficção
São Paulo. Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza (Sandra Corveloni), sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.
 

Garanhuenses começam a receber Conta de Energia com o reajuste na Taxa de Iluminação Pública



    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou recentemente um reajuste de 17,51% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O aumento esta em vigor desde o último dia 29 e para que você tenha uma ideia do impacto desse reajuste em sua conta mensal, basta calcular uma conta de R$ 100, que passará a custar R$ 117,51, ou seja, R$ 17,51 a mais em seu orçamento.

Para os garanhuenses a notícia é ainda pior. É que neste mês de maio os consumidores de energia elétrica estão recebendo em suas contas o reajuste na Contribuição de Iluminação Pública, aprovada pela Câmara de Vereadores de Garanhuns em maio do ano passado e sancionada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) ainda no ano passado.

A partir de agora, um cliente residencial que consome 264 kWh por mês, por exemplo, e que pagou em abril R$ 4,50 de Contribuição de Iluminação Pública estará recebendo neste mês a sua fatura da Conta de Energia Elétrica com um valor de R$ 14,56, ou seja, 324% de reajuste ou R$ 10,06 a mais do que vinha contribuindo mensalmente. Vale salientar que os valores e os percentuais variam de acordo com o consumo de cada cliente (confira o quadro em destaque) e os que consomem até 50 kWh estão isentos da contribuição.

A medida já foi amplamente explicada pelo Prefeito Izaías Régis, que argumentou não se tratar de um reajuste e sim uma atualização nos valores que deixaram de ser corrigidos durante todo o mandato do ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira (PDT), já que a Lei e os valores cobrados até o mês passado foram instituídos durante o Governo de Silvino Duarte (PTB).

Resta saber como a população de Garanhuns vai reagir quando observar com mais atenção o acréscimo no valor da sua conta de energia elétrica, que no próximo mês, virá maior ainda, já que os valores serão acrescidos 17,51% por conta do reajuste estipulado aos clientes da Celpe pela ANEEL.

Do blog do Carlos Eugênio.

Policiais militares de Pernambuco decidem paralisar atividades


68f30e394094ab89adf9d13c63ee049f.jpg
Passeata na tarde desta terça reuniu 5 mil bombeiros e PMs
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Do NE10
 
   Os policiais militares de Pernambuco anunciaram paralisação por tempo indeterminado após assembleia realizada na frente do Palácio das Princesas, área central do Recife, na noite desta terça-feira (13). De acordo com um dos líderes do movimento, o soldado Joel Maurício, a categoria já estava em estado de greve há 15 dias, mas como não recebeu nenhuma definição do Governo em relação à pauta de reivindicação, decidiu parar as atividades. Ainda segundo o líder, cerca de 90% dos policiais militares aderiram ao movimento.

Joel Maurício disse ainda que parte do efetivo de plantão escalado para a noite desta terça já parou de trabalhar. "Estamos entrando em contato com os quartéis, mas já recebemos informações de que viaturas estão estacionadas e os oficiais do CIPMoto também estão recolhidos. Junto com o Corpo de Bombeiros, somos cerca de 25 mil oficiais", disse Joel, acrescentando ainda que a categoria realizou o primeiro ato no último dia 25 de abril.

"Desde então não recebemos nenhum retorno do Governo. Nesta terça, fomos recebidos mais uma vez pelo secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez. Ele ficou de encaminhar a nossa proposta ao Governador, mas não apresentou nenhuma data. Por isso decidimos entrar em greve". Uma nova mobilização está marcada para esta quarta-feira (10), a partir das 10h, em frente ao Palácio do Governo, onde as lideranças pretendem definir o rumo do movimento.

Após o fim do protesto dos policiais militares e o anúncio da paralisação, o secretário Luciano Vasquez recebeu a imprensa. Segundo ele, em nenhum momento da reunião realizada nesta terça foi informado sobre o risco de paralisação.

"A pauta apresentada desde o dia 25 é bastante extensa, com 18 pontos. São decisões que envolvem várias secretarias e não temos como estabelecer prazos", explicou o secretário. Em relação ao pedido de reajuste salarial da categoria, Vasquez disse que o Governo vem cumprindo o acordo firmado em 2012 com a classe, quando foi estabelecido aumentos para os anos de 2012, 2013 e 2014, sempre nos meses de junho.

"Neste ano, o reajuste será de 14,55%, em ganho real (calculando a inflação) o aumento é de 8,55%. A soma do ganho real desde o ano 2007, quando o Governo do Estado implantou uma política salarial para os policiais, chega a 135%. É por isso que estamos tranquilos em relação à nossa responsabilidade."

Fazendo questão de reforçar por diversas vezes que não foi informado pelo movimento sobre a paralisação, o secretário Luciano Vasquez afirmou que o Governo irá garantir a segurança da população. "A Secretaria de Defesa Social e os nossos comandantes irão garantir a segurança. A Polícia Militar sempre realizou um trabalho criterioso e graças ao empenho da PM estamos conseguindo reduzir os números da violência no Estado. Tenho certeza de que eles continuarão a cumprir com o seu papel", disse Vasquez, embora não tenha explicado quais serão as ações do Governo para garantir a ordem pública.

PROTESTO - Cerca de cinco mil bombeiros e policiais militares de Pernambuco foram às ruas do Centro do Recife nesta tarde até chegar à sede do Governo de Pernambuco. Entre os 18 itens da pauta de reivindicação, além de aumento de 50% do salário para tenentes e soldados e 30% para oficiais, a categoria pede implantação de Plano de Cargos e Carreira, aumento do valor do vale-alimentação de R$ 154 para R$ 500 e restruturação do hospital da PM.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Secretaria de Assistência Social realiza sorteio dos contemplados do Empreendimento Residencial Castainho


      A Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Habitação informa que na próxima terça-feira (13), na Escola Municipal Governador Miguel Arraes, localizada na Rua José Sales Santana, S/N, bairro Severiano Moraes Filho, a partir das 8h, haverá o sorteio dos contemplados com o Empreendimento Residencial Castainho, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2). Os beneficiários devem comparecer ao evento munidos de RG(Identidade) e CPF.


Na quarta-feira (14), quinta-feira (15), e sexta-feira (16), serão realizadas as vistorias dos apartamentos, onde os beneficiários serão conduzidos aos seus imóveis para fazer a identificação e avaliar sua moradia, neste momento é necessário levar documento de identificação. 


No dia 20 de maio, haverá a assinatura dos contratos dos contemplados com o Empreendimento Residencial Castainho, também na Escola Governador Miguel Arraes. A Secretaria informa ainda, que a inauguração oficial e a entrega das chaves dos empreendimentos está prevista para o dia 04 de junho.


A lista com os nomes dos contemplados ficará afixada na Secretaria de Assistência Social a partir da segunda-feira (12).



 Veja a lista acessando aqui:

http://www.garanhuns.pe.gov.br/pmg/index.php